Facebook

Oficinas Diárias (19 a 23 Dez)

Que brilho tem a tua árvore?

19 de Dezembro (2.ª f)

“Era o Natal. E por isso uma árvore se cobria de luzes e os seus ramos se carregavam de extraordinários frutos em memória da alegria.” In A noite de Natal, Sophia de Mello Breyner

Num jardim mágico como o Botânico, que segredos escondem as plantas no Natal? Connosco vais poder conhecer um pouco da história em torno da árvore de Natal e desvendar alguns mistérios do Jardim.
E tu? Já decoraste a tua árvore para este Natal? Participa, nós damos-te uma ajuda.

Aromas e Sabores do Natal

20 de Dezembro (3.ª f)

Havia no ar um cheiro de canela e de pinheiro. Em cima da mesa tudo brilhava: as velas, as facas, os copos, as bolas de vidro, as pinhas doiradas. E as pessoas riam e diziam umas às outras: «Bom Natal». Os copos tilintavam com um barulho de alegria e de festa.
In A noite de Natal, Sophia de Mello Breyner

E porque o Natal é doce, e o chocolate não pode faltar, com a ajuda da Ciência vais perceber algumas das maravilhas que podes fazer com este ingrediente fantástico. Participa num casamento entre o Sr. Chocolate com a Sra. Noz. Inspira-te connosco e torna a tua mesa de Natal mais doce.

O que não se vê no Jardim?

21 de Dezembro (4.ª f)

Já te imaginaste ficar tão pequeno, capaz de conviver com a vida secreta das plantas e dos animais no subsolo?
O Jardim parece tão calmo, como se nada estivesse a acontecer. No entanto, debaixo dos teus pés, existe um mundo à espera de ser descoberto! Conseguirás ficar atento? É o que vamos descobrir a partir de um pequeno conto ilustrado.

Por um fio

22 de Dezembro (5.ª f)

O Natal é mágico, e o Jardim também! Planeia e constrói um jardim diferente, daqueles que “flutuam pelo ar”. Conheces?
Nesta atividade vais aprender a construir um jardim suspenso, pendurado por um fio. E porque é Natal, oferece esta bela surpresa ao teu melhor amigo(a). Esperam-te algumas surpresas nesta atividade.

O sono dos gigantes

23 de Dezembro (6.ª f)

Estes gigantes não ressonam mas, por vezes, rangem durante o sono. Dormem de noite e alguns, quando mudam de cor, dormem durante todo o Outono e Inverno.
Sabes de quem falamos?
Vem perceber como estes gigantes se preparam para o grande descanso do ano. Através de pistas que te iremos fornecer, vais conseguir localizá-los no Jardim. Por meio de várias experiências irás compreender quais as cores que se escondem por trás do seu verde viçoso.