Facebook

Oficinas Diárias (26 a 30 Dez)

Cai neve no jardim

26 de Dezembro (2.ª f)

O jardim está todo branco e luminoso, e os raios solares que penetram por entre os ramos das árvores despidas de folhas refletem o “fofo” brilho adamantino da neve que tu irás criar.
Ajuda-nos a vestir de branco este Natal, uma magia que só a Ciência te pode proporcionar.

A flor mais original do inverno

27 de Dezembro (3.ª f)

Os gladíolos admiravam secretamente as camélias… Estão sempre semiescondidas entre as suas folhas duras e polidas. Mas os gladíolos admiravam as camélias por elas não terem perfume, pois, entre as flores, não ter perfume é uma grande originalidade.
In Rapaz de Bronze, Sophia de Mello Breyner

No Inverno quase não há flores no Jardim. Mas as camélias nascem durante o Inverno e, com o frio, tornam-se mais fortes, avivam a sua cor e fortalecem as suas raízes. As camélias são plantas que viajaram desde o Oriente e encontraram ‘’casa’’ no Jardim Botânico. Neste dia esperam-te vários jogos e descobertas. Segue o trajeto da viagem destas plantas, aprende a identificá-las, e compreende a razão desta longínqua viagem até nós.

Natal rima com fractal

28 de Dezembro (4.ª f)

Os flocos de neve e a árvore de Natal escondem mais sabedoria do que se poderia pensar. Através da geometria fractal vamos adicionar à nossa visão sobre o mundo uma dimensão nova e fascinante.
Vais realizar simples reações químicas para gerar fractais coloridos, objetos geométricos com infinitos detalhes e que podem ser divididos em várias partes. Este será o mais original postal de Natal!

Guardiões do jardim

29 de Dezembro (5.ª f)

Estamos naquela época do ano em que o jardim está pintado de várias cores, cheio de frutos e
De sementes, e em que os animais se preparam para os próximos meses de frio. Por um dia, vais ser um guardião de plantas e animais! Farás crescer uma árvore através de uma semente e, de uma forma artística, irás criar refúgios de biodiversidade.

O mapa (in)visível

30 de Dezembro (6.ª f)

Nem o Natal é feito só de prendas nem o Botânico é feito só de caminhos! Um Mapa Ilustrado do Jardim Botânico é o mote para questionarmos como vemos e entendemos o que está à nossa volta e como podemos ilustrar as nossas ideias e perceções do espaço de forma original. Mais do que caminhos e construções o Jardim Botânico é feito de diferentes coleções e conjuntos de plantas, espaços que nos permitem esconder, trepar, viajar para os locais distantes da sua origem…
Tudo isto se desenha num Mapa (in)visível. Contamos contigo!