Facebook

Oficinas Diárias (17 a 23 Dez)

A magia dos sentidos

17 de dezembro (2.ª f)

Havia no ar um cheiro de canela e de pinheiro. Em cima da mesa tudo brilhava: as velas, as facas, os copos, as bolas de vidro, as pinhas doiradas… E as pessoas riam e diziam umas às outras: «Bom Natal». Os copos tilintavam com um barulho de alegria e de festa.

In A noite de Natal, Sophia de Mello Breyner

O natal inunda-nos com os mais variados aromas e sabores. Desde as bebidas quentes com aroma a gengibre até aos doces com canela. O aroma da canela mistura-se com a maçã, o de mentol com chocolate e até o cravinho se quer juntar à festa! Podes misturar os teus sabores preferidos e identificá-los com os 5 sentidos. As combinações são muitas e vais descobrir que as plantas aromáticas não servem apenas para dar sabor ao teu natal.

A pequena aldeia

18 de dezembro (3.ª f)

Imagina que o Jardim Botânico é uma grande selva! Agora, imagina como sobreviverias nessa floresta…

Nesta atividade vais poder construir a tua própria aldeia e conhecer mais sobre árvores, bichos e flores ao mesmo tempo que dás asas à tua criatividade. Juntos vamos fazer uma aldeia única e tu serás o artista desta criação, por meio do desenho e da construção de pequenos objetos.

Jardins portáteis

19 de dezembro (4.ª f)

Como colocar uma experiência num espaço tão pequeno como uma caixa?

Muitas pessoas guardam caixas de fotografias e recordações que resumem experiências e memórias, e o Jardim Botânico pode também passar por um processo desta natureza. Pode ser trabalhado num espaço pequeno, um espaço portátil que poderás levar para casa. Propomos-te a construção de pequenos elementos que simulam a terra, as folhas e as flores e, deste modo, simularás um jardim em ponto pequeno.

As formas do Natal

20 de dezembro (5.ª f)

As formas geométricas que a natureza apresenta são variadas e curiosas.

Os cones dos pinheiros podem formar triângulos; as estrelas no céu podem ser desenhadas com figuras de 5 lados; e os flocos de neve podem ter os formatos mais diversos. Para viveres o espírito natalício, convidamos-te a decorar uma vela de aroma natalício com folhas, sementes e frutos do Jardim Botânico, onde irás aprender a distinguir partes das plantas que irás utilizar.

Ilustração natalícia

21 de dezembro (6.ª f)

Muitos foram os cientistas que dedicaram a sua vida ao estudo da biodiversidade. Um exemplo foi Ernest Haeckel, biólogo alemão, que chegou mesmo a ilustrar postais de Natal inspirado nos seres vivos.

Nesta atividade vais ilustrar os teus próprios postais e irás visitar a Galeria da Biodiversidade, observar preparações microscópicas e construir um caderno científico. Irás compreender que a ilustração científica é importante para a compreensão do Mundo, numa viagem à volta do Globo terrestre.

Detetives maravilha

22 de dezembro (Sáb.)

Uma vez mais os detetives foram chamados a resolver um mistério!

Depois do sucesso a descobrir o criminoso do Jardim Botânico, embarca numa nova aventura, desta vez numa casa tão grande, onde cabe o esqueleto de uma baleia…

Serás capaz de decifrar enigmas e ultrapassar obstáculos, até desvendares este mistério? Mostra o Detective Maravilha que há em ti!

Contamos contigo!

A Sofia caiu no jardim!

23 de dezembro (Dom.)

Oops! A Sofia caiu no jardim. Rápido, ela está em perigo, temos de a ajudar!

Uma resposta corajosa e rápida e um desempenho adequado, podem ajudar alguém ferido ou doente e até salvar uma vida.

Nesta oficina vais aprender o que são os primeiros socorros e como proceder em situações inesperadas. Ficarás também a conhecer situações em que as plantas podem dar uma ajuda.

Ajuda a Sofia! Inscreve-te!